|
Patrimônio cultural, histórico e arquitetônico
Estação Ferroviária
• O prédio da antiga Estação Ferroviária, localizado na Praça Carlos Pereira, foi inaugurado em 24 de agosto de 1906, embora a cidade já contasse com a ferrovia desde 1900 e, hoje, abriga o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira Marechal Mascarenhas de Moraes. O transporte ferroviário gerava, em torno da estação, intenso movimento dos “carregadores da estação”, como eram popularmente conhecidos. Por isto, construiu-se, em 1946, no centro da praça em frente da estação, um Bebedouro Público para saciar a sede dos cavalos.
• A residência da família Assis Brasil, localizada no prolongamento da rua Tristão Pinto, foi construída pelo General Ptolomeu Assis Brasil que era casado com a filha do proprietário da chácara, o Coronel José Serafim de Castilhos, o celebrado “Juca Tigre” que lutou na Revolução de 1893 contra Júlio de Castilhos.Foi a residência do Dr. Dácio Assis Brasil, filho do General Ptolomeu Assis Brasil, casado com Lina Assis Brasil, filha do Dr. Joaquim Francisco de Assis Brasil. O Dr. Dácio foi um dos fundadores da Cooperativa Rural Gabrielense Ltda., da Cooperativa de Lã Tejupá Ltda. e o primeiro Presidente da FARSUL – (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul). Foi um dos principais idealizadores do Frigorífico Santa Brígida.
• A residência do Dr. Celestino Lopes Cavalheiro, localizada na avenida Celestino Lopes Cavalheiro. Médico humanitário, muito querido pela população, foi eleito Prefeito Municipal em 1935, mas, após seis meses de uma administração saneadora das finanças municipais e de iniciativas inovadoras, faleceu no dia 1º de julho de 1936.
• A residência de Coronel Alfredo Bento Pereira, localizada na rua Duque de Caxias foi construída em 1920. O Coronel Alfredo Bento Pereira foi Intendente Municipal em 1929 e Prefeito Municipal de 1932 a 1935. Nela nasceu e viveu seu filho, o Dr. Alfredo Bento Pereira Filho, que, quando Presidente da Cooperativa Rural Gabrielense Ltda., cargo que exerceu por duas vezes, idealizou e construiu sua sede central e concluiu a construção do Frigorífico Santa Brígida. Foi Prefeito Municipal de 1969 a 1973 e durante sua administração, entre outras realizações construiu a ponte sobre o Rio Vacacaí e o prédio da Estação Rodoviária.
Santa Casa de Caridade
• O prédio da Santa Casa de Caridade, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 1º de novembro de 1855, no terreno doado por Francisco Rodrigues Dias Ramos, em frente à futura Praça da Caridade, pelo Dr. Jonathas Abbott Filho, Julião Antonio Garcia e outros. O prédio foi inaugurado no dia 27 de setembro de 1862 dando iniciou às atividades hospitalares.
União Caixeiral Gabrielense
• O prédio da União Caixeiral gabrielense, localizado na esquina das ruas Duque de Caxias e João Manoel, é a sede desta sociedade fundada no dia 19 de maio de 1895, cujo primeiro presidente foi o Sr. João Gabrielense.
• O Bairro Bonfim e a ponte sobre o rio Vacacaí, constituem o antigo acesso à cidade até a construção da BR-290, quando a via de acesso passou a ser a avenida Antonio Trilha.
Eixo Monumental
• O Eixo Monumental, formado pela praça Dr. Fernando Abbott, com a Igreja Matriz, e pela praça Dr. Camilo Mércio, com a Igreja São José, ligadas pela rua Laurindo Lopes Nunes.
13º Companhia de Comunicações
• O Quartel da 13º Companhia de Comunicações, onde, durante a Revolução Farroupilha, foi mandado construir pelo Duque de Caxias, Luiz Alves de Lima e Silva, comandante das forças imperiais, um forte de forma retangular com área de 600 metros de frente por 200 metros de fundo, que, em 1857, foi reconstruído e ampliado. Demolido em 1880, por estar em ruínas, sobre seus alicerces foi construído um quartel.
• Os demais prédios em estilo eclético existentes na cidade e que se encontram concentrados no quadrilátero formado pelas ruas Barão do Cambai, General Câmara, Andrade Neves e avenida Mascarenhas de Moraes, denominado Centro Histórico.
• O cemitério da Santa Casa de Caridade, em sua parte mais antiga, abriga inúmeros túmulos ornados com estátuas e esculturas de grande valor artístico.
• O núcleo de carreteiros, localizado no distrito de Catuçaba, localidades de Vista Alegre e Lagões, é o último núcleo de carreteiros do Brasil e iniciou-se com os primeiros povoadores do local pertencentes à família Langendorff. Contemporânea da invenção da roda, a carreta de boi é o mais antigo meio de transporte que se conhece, havendo registros dela na Suméria. Levando quase três dias para percorrer os cerca de 45 km até a cidade, aí comercializam o que produzem em seus minifúndios: batata-doce, melancia, laranja, moranga, ovos e galinhas vivas.
• Os sítios paleontológicos são locais que apresentam evidências da vida pré-histórica preservadas nas rochas, os fósseis. Em São Gabriel, no distrito do Batovi, na localidade de Passo do São Borja, na divisa com o município de Rosário do Sul, existe um sítio paleontológico que se encontra em processo de identificação da área, realizado por professores da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, para fins de notificação ao Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, com o objetivo de cadastramento e análise. No local são encontrados fósseis de um réptil, o Mesosaurus tenuidens, extinto a 250 milhões de anos, do Período Permiano, semelhante a um pequeno jacaré com, no máximo, 70 cm de comprimento e dentição super fina, sendo seus dentes semelhantes a agulhas. O mesmo fóssil é encontrado também na bacia do rio Karroo, na África do Sul, evidenciando a existência de um mar interno na época em que os continentes eram unidos, sendo que os sedimentos nos dois locais são idênticos. Como os fósseis estão localizados na calha do rio, a pesquisa só pode ser realizada em época de seca. Neste local podem ser feitas caminhadas ecológicas. No norte do município, no distrito de Catuçaba, na localidade de Pau Fincado, existe a formação geológica Sanga do Cabral, considerada por vários autores, como tendo sido depositada durante o Período Eotriássico, na qual são encontrados exemplares pertencentes ao grupo dos Temnospondyli, que são considerados excelentes marcadores bioestratigráficos (fósseis-guias), ou seja, ajudam na datação das rochas sedimentares onde são encontrados. São tetrápodes basais, tronco original dos tetrápodes, isto é, vertebrados terrestres possuidores de quatro membros.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Gabriel
|
|